sexta-feira, 11 de março de 2016

Tarte de atum com legumes



Ingredientes:

Para a massa:
40 gr de farinha
1 pitada de sal
100 gr de manteiga em temperatura ambiente
Água 3 colheres de (sopa), ou se preferir massa quebrada de compra
1 ovo (para pincelar)

Para o recheio:
2 latas de atum em azeite
1 cebola
1 dente de alho
1 tomate
1 alho francês
1/2 pimento vermelho 
1/2 curgete
Azeitonas pretas descaroçadas q.b.
150 gr de queijo mozarela
Queijo de cabra em rodelas q.b.
Azeite q.b.
Salsa q.b.


Preparação:

Colocar a farinha e o sal na bancada de trabalho e espalhar a manteiga em pedaços por cima. Desfazer bem com a ponta dos dedos até ficar uma massa esfarelada.
Espalhar uma colher de sopa de cada vez e amassar até ficar uma massa homogênea (ter cuidado para não amassar em demasia). Fazer uma bola com a massa, embrulhar em película aderente e deixar repousar no frigorífico por cerca de 30 minutos.

Começar por cortar todos os legumes, picar a cebola e o alho. Numa frigideira, levar a cebola e o alho com um fio de azeite. Deixar cozinhar um pouco, juntar os outros legumes e salteá-los por 4 minutos. Juntar o atum, temperar com pimenta e envolver bem. Retirar e reservar.

Pré-aquecer o forno a 180º C.
Forrar uma forma de ir ao forno com papel vegetal e polvilha-la com um pouco de farinha. Estender a massa, com a ajuda de um rolo, fazer um círculo e coloca-lo sobre o papel vegetal.

Espalhar o queijo mozarela no interior do disco de massa, deixando um rebordo exterior de cerca de 4 cm. Dispor a mistura de legumes com o atum sobre o queijo, dispor depois as rodelas do queijo de cabra e as azeitonas cortadas ao meio, polvilhar com salsa picada e dobrar as extremidades da massa a toda a volta, em direção ao interior, cobrindo parte do recheio.
Pincelar o rebordo de massa com a gema de ovo batida e levar ao forno a 180º C, por cerca de 45 minutos, na parte inferior do forno.

Retirar a tarte do forno e transfira-la para um prato de serviço.

Salpicar com mais um pouco se salsa fresca e azeitonas.
Sirvir de imediato com uma salada.

Bom apetite!

Receita inspirada do programa A praça

Um comentário:

Seguidores

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...